Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos na Cia da Língua Inglesa. Pais que estão em dúvida se seus filhos devem iniciar as aulas de inglês com 3 ou 4 anos, ou se devem esperar até os 6 ou 7 anos, quando as crianças já estiverem alfabetizadas.

De acordo com inúmeras pesquisas, quanto mais cedo a criança começar a aprender uma segunda língua, maior será o sucesso no processo de aquisição. As vantagens são inúmeras. As crianças têm facilidade em produzir sons que são distintos da primeira língua por ainda não ter o sistema fonético amadurecido, não tem receio de errar, e adoram usar atividades lúdicas para praticar todos os tópicos estudados.

Outro fator importante é que as crianças estão sempre alegres e demonstram uma curiosidade natural em aprender novas expressões.  Elas também adoram cantar e repetir frases em inglês nas aulas. Muitos estudos indicam que crianças bilíngues desenvolvem maiores habilidades de comunicação e socialização, possuem uma capacidade cognitiva superior e no futuro vão ter melhores oportunidades profissionais.

Entretanto, nem todas as crianças tem maturidade para iniciar as aulas na faixa etária de 3 ou 4 anos. Alguns alunos, por exemplo, ainda não se sentem seguros ou confortáveis em ter aulas sem a presença dos pais e mesmo após um período de adaptação não estão dispostas a participar das atividades.

Assim, é essencial lembrar que mesmo que os pais tenham uma grande expectativa em relação ao desenvolvimento da fluência desde cedo, a criança precisa estar motivada para vir às aulas e estar disposta a ficar na sala com os colegas e o ‘teacher’.

Então, a resposta para a dúvida de qual a melhor idade para começar a estudar é essa: quando o seu filho ou filha realmente quiser ficar na escola e voltar para casa feliz da vida com as aulas! E se você quiser saber se está valendo a pena começar mais cedo o curso de inglês, faça a seguinte pergunta para o seu ‘young learner “O que você aprendeu na aula hoje?” E se o seu filho ou filha disser “hoje eu não aprendi nada, mas brinquei bastante em inglês”, pode ter certeza que está valendo todo o investimento para iniciar as aulas de inglês mais cedo. Good luck!

 

Por Lisiane Rossi