Por Istefani Marcos e Lisiane Rossi

  • É muito difícil para adultos aprenderem inglês (Mito)

 

Os adultos tem a capacidade cognitiva de aprender outras línguas. O grande desafio para os alunos adultos é entender que para ser fluente em inglês, é preciso errar e praticar muito. Além disso, a maioria dos adultos têm pressa para desenvolver a habilidade de conversar fluentemente. Por isso é fundamental aceitar o fato que todos os adultos podem desenvolver a habilidade oral em inglês. Acreditar que só crianças e adolescentes podem falar com fluência é outro grande mito.

 

  • Só vou ser fluente em inglês se eu morar fora (Mito)

Muitas pessoas acham que é preciso morar em outro país para se tornar fluente em inglês. Este talvez seja um dos maiores mitos entre os que querem aprender a falar inglês. Qualquer pessoa pode se tornar fluente em inglês, morando fora ou não. O segredo é fazer com que a língua inglesa faça parte do nosso dia a dia: ouvir música, ler livros, assistir séries… tudo em inglês. E estudar muito, é claro!!!

 

  • Escutar músicas e assistir vídeos ajudam a aprender mais rápido (Verdade)

 

Você deve conhecer alguém que nunca teve aulas de inglês, mas que consegue entender ou falar a língua porque gosta de escutar músicas, assistir séries ou jogar vídeo games. Realmente, a internet ajuda muito a desenvolver a fluência em inglês. Isso vale para crianças, adolescentes e adultos. Por isso, se você quiser aprender mais rápido aproveite para assistir as séries da Netflix com o áudio e legenda em inglês. Você só tem a ganhar.

 

  • Fluente em 6 meses? (Mito)

 

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para ser fluente em tão pouco tempo. Na verdade, desenvolver a fluência em 6 meses é praticamente impossível. Para ser fluente em uma segunda língua, você precisa aprender muito vocabulário, praticar gírias, expressões idiomáticas e saber usar a gramática de forma correta. Isso leva tempo, assim fica difícil acreditar que é possível ser fluente em inglês num período inferior a 1 ano.

 

  • As crianças aprendem mais rápido (Verdade)

 

As crianças tem um potencial para aprender inglês mais rápido, pois não tem medo de errar e ainda tem tempo para ir às aulas, fazer tarefas e praticar a língua. Porém, da mesma forma que as crianças aprendem mais rápido, elas também esquecem mais rápido. Por isso é importante sempre revisar as estruturas praticadas.