Por Istefani Marcos e Lisiane Rossi

Fazer um intercâmbio é um sonho para muitas pessoas. Morar em um outro país e conhecer uma cultura totalmente diferente da sua, faz com que sua visão de mundo seja ampliada. Além disso, fazer um intercâmbio talvez seja uma das maneiras mais eficientes de se aprender um idioma. Legal, né?
Dá uma conferida nas três razões para você fazer um intercâmbio:
1 – Fazer novos amigos
Um intercâmbio pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer amigos para uma vida inteira. Você só precisa interagir e estar disposto a fazer novos amigos. A grande vantagem de um intercâmbio é que você pode conhecer não só falantes nativos mas também pessoas de diversos países com culturas totalmente distintas. Uma experiência realmente incrível!

2 – Vivenciar uma nova cultura
Um intercâmbio não é igual a uma simples viagem. Sabe por quê? Porque em um intercâmbio você tem a possibilidade de morar no país no exterior, vivenciar de perto as tradições e os hábitos culturais. Quando você estuda no exterior, você vive o dia a dia dos habitantes locais – e acredite, você vai se surpreender com as diferenças do seu dia a dia e o incrível aprendizado da cultura de cada país.

3 – Aprender ou aperfeiçoar um idioma
A maior parte das pessoas que procuram os programas de intercâmbio tem o objetivo de aprender ou aperfeiçoar um idioma. Não é para menos! Estudar no exterior talvez seja uma das formas mais eficazes de se tornar fluente em uma segunda (ou terceira, quem sabe) língua. Afinal, você só vai ouvir e falar outro idioma – caso contrário, você não será entendido.
Mas vale lembrar: você só vai melhorar o seu nível de proficiência, se estiver disposto a interagir com pessoas. Por exemplo: converse com o caixa do supermercado, os professores, os atendentes das lojas e qualquer pessoa que esteja disposta a praticar o idioma com você.